Dia da Internet Segura 2012

domingo, 9 de maio de 2010

MOBILIZAÇÃO PELA EDUCAÇÃO REUNIU DIVERSOS MUNICIPIOS EM BELO HORIZONTE

Nos dias 6 e 7 de maio os Conselheiros Tutelares João Luiz e Fernanda Machado, participaram no Hotel Othon Palace em Belo Horizonte do encontro realizado pelo Ministério da Educação, visando a capacitação de novos voluntários do programa do MEC todos pela educação.

O encontro teve como palestrante a assessora pelo Ministério da Educação Linda Goulart que passou para os presentes a importância das oficinas de capacitação de mobilizadores que é um evento importante para formar novos voluntários que se somarão aos esforços de muitos outros no trabalho de mobilização social pela educação. Muitas já foram realizados em diversas partes do país e deram como resultado a formação de novos comitês e novas frentes de trabalho. Aqui em Belo Horizonte, nesta oficina, há uma particularidade a ser ressaltada: o convívio nesses dois dias, de secretárias de educação, professores, membros de conselhos tutelares, pais, mães, membros de Conselhos Municipais de Educação, Ong’s, enfim múltiplos olhares e opiniões que divergem, debatem, procuram para convergi em um mesmo ponto, o direito de todos e cada um de aprender, disse a Assessora Linda Goulart”.

Questionando a senhora Loide Medeiros Oliveira Mota do Gabinete do Ministério da Educação e coordenadora do encontro sobre o que achava do evento, a mesma relatou o seguinte: “que a oficina de capacitação de Mobilizadores Sociais pela Educação apresenta as principais informações sobre a organização e a situação da educação brasileira, os principais programas de apoio à educação e os diversos sistemas de informação disponíveis para acessar dados educacionais por escola, municípios e estado, entre outros. Parte importante da oficina é dedicada a discutir o Plano de Mobilização, seus instrumentos e as diversas formas de adaptá-lo às realidades locais. Em seguida, os participantes reúnem em grupo para elaborar planos de ação específicos para a atuação do mobilizador junto a seus públicos de interesse. Já capacitamos mais de 1.700 mobilizadores em todo o país que já formaram cerca de 5.000 voluntários que estão atuando em, praticamente, todos os estados brasileiros. Dando continuidade a esse trabalho, realizamos essa oficina em Belo Horizonte nos dias 06 e 07 com mais de 20 municípios”, a saber, Alfenas, Bambui, Bicas, Bom Jesus do Amparo, Belo Horizonte, Capela Nova, Conselheiro Pena, Cachoeira da Prata, Caratinga, Claudio, Cristais, Carandai, Divinópolis, Formiga, Iapu, Juiz de Fora, Montes Formoso, Prata, Pedra Dourada, Pirapora, Rio Manso, Senador Firmino, São Lourenço, São João Evangelista, São Gonçalo do Para e Teixeira.

O encontro contou ainda com apresentação feita pela Secretaria de Municipal de Educação de Belo Horizonte do trabalho desenvolvido pelo comitê local apresentada pela senhora Macaé Maria Evaristo.

E de se lamentar apenas a pouco importância dada pelas pessoas ligadas a educação de Bicas que mesmo sendo convidada pelo Conselho Tutelar não se interessaram pelo evento tendo inclusive a secretaria de Educação dito ao conselheiro João Luiz que isso não era para Bicas e sim para Belo Horizonte o que não é verdade já que podemos observar pelo nome dos municípios acima citados quase todos do interior demonstrando a pouco importância pelo evento.

Momentos do Evento
João Luiz de Souza
Conselheiro Tutelar
Bicas-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário