Dia da Internet Segura 2012

domingo, 19 de dezembro de 2010

Durante o congresso que tem como tema “Conselho Tutelar aí está, do tamanho do Brasil”, foram realizados debates, palestras e mini-cursos que discutiram assuntos relacionados à missão de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente e o potencial de contribuir para mudanças profundas no atendimento à infância e adolescência.
O congresso neste ano teve uma grande importância já que discutimos o papel que desempenhamos, nos trabalhos em busca de garantias de direitos e de uma sociedade que ainda não respeita as crianças e adolescentes, construindo assim, uma realidade mais equilibrada e justa.
Estado de Minas esteve presente com a delegação de 41 representantes das regionais do estado através do Fórum Estadual de Conselheiros Tutelares, tendo a Zona da Mata depois de ficar ausente do terceiro e quarto Congresso voltado a te representante.
No dia do Conselheiro Tutelar, 18 de novembro, conselheiros de várias partes do país realizamos ato público no Congresso Nacional.
Na ocasião, entregamos uma carta para Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente na intenção de que os legisladores se comprometam com a regulamentação da profissão e do aparelhamento dos Conselhos propostas nos projetos de lei do Senado 119/08 e 278/09.
Ao todo participaram cerca de mil conselheiros, representando as 27 unidades da federação.
O evento, que também lembrou o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, teve um caráter formativo e visou principalmente promover o espaço para diálogo entre os conselheiros.
Foram ainda apresentados painéis com temáticas ligadas às práticas do cotidiano do profissional e realizados mini-cursos sobre assuntos voltados para a área da infância e adolescência.
Às vezes há uma falta de informação da população e daqueles que fazem uso do Conselho Tutelar, porque pensam que todo e qualquer problema é da nossa responsabilidade, mas não é.
A maior autoridade sobre os filhos é dos pais”.
Nesse ponto, o processo de qualificação dos conselheiros adquire ainda um status de autoconhecimento, já que muitos profissionais, ainda executam serviços que deveriam ser atribuídos a outros atores do Sistema de Garantia de Direitos.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário