Dia da Internet Segura 2012

domingo, 30 de outubro de 2011

“É hora de integração nas ações para a criança”, diz Carmen Silveira

Brasília – A secretária Nacional de Promoção de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos, Carmen Silveira de Oliveira, afirmou que a primeira infância é prioridade para a presidência da República, durante o encerramento do seminário “Cidadão do Futuro – Políticas para o desenvolvimento da primeira infância”, nesta quinta-feira (27), em Brasília.
Ao encerrar os dois dias de debates do seminário, a secretária enfatizou a importância de uma política de atenção integral à primeira infância, mas sinalizou: a política não deverá ser pensada apenas para os pobres. Carmen avalia, no entanto, que as discussões sobre crianças de 0 a 3 anos alcançaram as redes de atendimento e que hoje já é possível aplicar uma política publica voltada para crianças e bebês. “O Brasil já produziu experiências, estudos e propostas. Chegou a hora da integração para a ação entre governo, organizações e o terceiro setor”.
Carmen enfatizou que a criança deve ser tratada como um cidadão desde o nascimento e que as condições de desenvolvimento devem ser abordadas como direito da criança e não apenas pelo valor econômico. Ela definiu a sobrevivência como um direito positivo e que deve sempre ser prioritário.
Ainda na avaliação da secretária, o fortalecimento dos vínculos familiares deve ser incentivado e efetivado pelas políticas públicas e programas, mas sem interferir no direito dos pais na criação dos filhos. “É preciso orientar o trabalho de visitação familiar. Não queremos apenas ensinar, mas aprender também”.
A secretária destacou, ainda, que a educação deve acontecer num ambiente que ensine a valorização do outro com o respeito aos direitos humanos desde a infância. “Para sermos um país grande, precisamos ensinar grandes valores aos nossos pequenos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário