Dia da Internet Segura 2012

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CONSELHO TUTELAR REUNIU CREAS, CRAS, CMDCA, EDUCAÇÃO E ASSISTENCIA SOCIAL

Preocupado com a falta de informação e ao mesmo tempo preocupado em auxiliar a educação nos casos envolvendo os alunos, já que as escolas hoje não estão sabendo que casos são atribuições do Conselho e quais não são, o Conselho Tutelar de Bicas concluiu, em reunião do seu colegiado realizada no dia 23 de janeiro, pela necessidade de reunir-se com a Secretaria de Educação (Denise Durão) , com a Secretaria de Assistência Social (Maurílio Muniz – secretário e também membro do CMDCA), com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS ( Glória Regina Briggs – Coordenadora e Dra. Liliane Cerqueira – Assessora Jurídica) e com o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS (Gláucia Aparecida Esteves – Psicóloga) (Maurílio) para que se possa discutir e criar mecanismos onde cada ator social possa estar desenvolvendo suas atribuições visando garantir e zelar pelos direitos da criança e adolescente.
Essa importante reunião ocorreu no dia 25 de janeiro, e representando o Conselho Tutelar compareceu o conselheiro João Luiz que informou à Secretaria de Educação que no ano passado, já preocupado com o que vinha acontecendo com relação o entendimento do que vêm a ser as atribuições do Conselho Tutelar por parte das escolas, propiciou ao próprio Conselho Tutelar, ao CREAS e ao CRAS uma capacitação com o Palestrante Luciano Betiate e que a proposta era para que nesse ano fosse feito um trabalho conjunto entre os referidos órgãos visando auxiliar a escola.
Na oportunidade, foi solicitado à Secretaria de Educação que disponibilize um representante para participar da Comissão Técnica de Acompanhamento à Família em Vulnerabilidade Social – CTA que foi criada pela Secretaria Municipal de Assistência Social que reuni CREAS, CRAS e Conselho Tutelar e, através de encontros realizados duas vezes por mês estuda cada caso e planeja, em conjunto, as ações necessárias à garantia de direitos essenciais.
Foi esclarecido também que os trabalhos que vem sendo desenvolvidos pelo CRAS, de maneira preventiva, e pelo CREAS, através de serviços de enfrentamento a direitos já violados, visando o resgate das famílias sendo, neste caso, fundamental o tripé da rede social (Saúde, Educação e Assistência Social) trabalharem em conjunto. A Dra. Liliane Cerqueira, que participou da implantação do projeto OAB vai à escola nesta Comarca, falou do projeto que está sendo desenvolvido pelo CREAS com o objetivo de continuar trabalhando a cidadania dos nossos jovens, projeto esse que a Secretaria de Educação se comprometeu de imediato em apoiar , já tendo sido agendada uma nova reunião entre a Dra. Liliane Cerqueira e a secretária de educação, Denise Durão, no mês de março, com os representantes das escolas para apresentação do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário